Dicas de Segurança

10 Dicas Para Uma Compra Segura Na Internet

 

1ª - Nunca compre por impulso:Os descontos e promoções dados em loja virtuais são realmente tentadores mas nem sempre se pode confiar.   Desconfie de ofertas milagrosas.

 

2ª - Identifique o fornecedor:Procure informações como razão social , cnpj , etc. e tenha cuidado caso o site ofereça apenas número de celular.  Quanto mais informações vinculadas ao fornecedor melhor.

3ª -Compare opiniões:Busque referências sobre o fornecedor.  Além de perguntar para pessoas que você conhece, ultize também recursos como os sites BUSCAPÉ e RECLAMEAQUI, eles podem melhorar ou piorar sua opinião sobre o fornecedor.

 

4ª - De olho na segurança: Tenha certeza que o site é confiável antes de passar seus dados pessoais.  Somente finalize suas compras quando o endereço eletrônico iniciar com a sigla 'HTTPS' e exibir um ícone em forma de cadeado colorido e fechado .

 5ª - Confiabilidade do produto: Leia atentamente a descrição do produto antes de finalizar a compra. Alguns produtos como tablets e celulares devem ter registro na ANATEL, produtos de estética e saúde precisam de certificado da ANVISA e agências de viagem da EMBRATUR .

 - Compare preços: Tenha noção da faixa normal de preço de mercado, tanto em lojas virtuais como físicas.  Desta forma, desconfie de ofertas que estejam muito fora da faixa de preço do produto.

7ª - Formas de pagamento: Observe atentamente e preste bastante atenção aos juros. Desconfie se a única forma de pagamento for depósito em conta corrente ou conta poupança, especialmente se for para contas de pessoa física.

8ª - Condições de entrega: O prazo de entrega deve ser informado pelo fornecedor. Muitas vezes o valor do frete não está incluso no preço do produto, e o consumidor deve ficar atento aos valores.

9ª - Direito de arrependimento: Depois da entrega o cliente tem até 7 dias úteis para se arrepender da compra.  Neste caso o cliente deve entrar em contato com o fornecedor e formalizar o pedido de cancelamento e devolução .

10ª - Pós-Venda: Guarde os comprovantes de compra e exija nota fiscal quando receber o produto.  Se tiver algum problema, o primeiro passo é procurar a empresa fornecedora.  Caso a solução não seja encontrada, o segundo passo é procurar os órgãos de defesa do consumidor.

 

 

 

DUV-Dicas de Segurança